Código de Ética e Conduta

OS INEGOCIÁVEIS

Causar qualquer tipo prejuízo a PetMe-Up ou aos nossos
parceiros e clientes.

  1. Embutir serviços, usar o cartão dos clientes, alterar resultado de metas e fechamento de caixa, enganar o cliente.
  2. Praticar discriminação de qualquer natureza.
  3. Bullying, brincadeiras preconceituosas.
  4. Praticar assédio moral, sexual ou envolver-se com liderados, brincadeiras e olhares ousados.
  5. Praticar qualquer ato de corrupção, aceitar vantagens indevidas de fornecedores ou de clientes.
  6. Usar informações da PetMe-Up ou dados pessoais de clientes e/ou colaboradores de forma indevida.

A PETME-UP, Startup que tem como missão ser um canal único de atendimento ao tutor, democratizando o acesso a produtos e serviços do ramo pet, facilitando então a vida do nosso usuário e gerando mais renda e oportunidades aos nossos parceiros – carrega como base a transparência e honestidade.

 

Partindo desses princípios, o nosso Código de Ética e Conduta serve para orientar as atitudes de todos os envolvidos em nosso ecossistema, aqueles que são a alma do nosso negócio: as pessoas. Seja você Sócio, Acionista ou Colaborador, precisamos ter posicionamento e comportamentos íntegros todos os dias, no fim das contas, somos apenas um, a PetMe-Up, e devemos ser referência para nossos parceiros e prestadores de serviço.

Startup que tem como missão ser um canal único de atendimento ao tutor, democratizando o acesso a produtos e serviços do ramo pet, facilitando então a vida do nosso usuário e gerando mais renda e oportunidades aos nossos parceiros – carrega como base a transparência e honestidade.

Embora este documento não consiga englobar todas as possibilidades e situações inerentes ao nosso dia a dia de trabalho, pois todos os dias vivemos situações novas, este documento traz orientações claras, objetivas e inegociáveis, algumas por sua vez muito óbvias, mas o óbvio também precisa ser dito. Reunimos neste material tudo o que você precisa saber para fazer a escolha certa em qualquer decisão!

A PetMe-Up,

Os Inegociáveis estabelecem quais comportamentos não serão admitidos aqui. E o nosso Código de Ética e Conduta serve para orientar as atitudes de todos os envolvidos em nosso ecossistema.

Ao receber este documento, devemos assumir o compromisso de atuar de forma responsável para contribuir com a manutenção da nossa boa reputação e garantir a perpetuidade da PetMe-Up.

Acredito que uma vez que todos nós estivermos alinhados quanto aos objetivos da empresa, jamais negociando nossos princípios e valores, dando o devido respeito a todo e qualquer ser humano que cruzar o nosso caminho, teremos uma base sólida e sustentável para o crescimento não somente da PetMe-Up, mas o nosso crescimento pessoal, como ser humano. Saiba que se não colocarmos em prática, todo esse documento não passa de um amontoado de frases. Conto com você! Atenciosamente,

Carlos Borges, CEO PetMe-Up.

 

Missão

Ser um canal único de atendimento ao tutor, democratizando o acesso a produtos e serviços do ramo pet, gerando mais renda aos nossos parceiros e facilitando a vida do nosso usuário.

Visão

Estar entre os principais players do mercado Pet, utilizando a tecnologia para proporcionar mais comodidade, praticidade e conscientização aos nossos usuários, criando a maior comunidade pet do norte do Brasil.

Valores

Em unidade

  • Estar em unidade é diferente de estar juntos.
  • Vários membros formam um corpo, embora tenham diferentes funções. O corpo só está completo se todos os membros funcionarem.
  • Juntos trabalhamos, juntos sofremos, juntos comemoramos. Encarando tudo com leveza e bom humor.
  • Nem todos os dias estamos 100%, mas a força do grupo é maior do que a individualidade entre as partes.

Foco no que é melhor para o cliente

 

  • Colocar o interesse do cliente final à frente em suas ações e decisões.
  • Tem paixão por vender /servir e encantar.
  • Hoje você serve o nosso cliente, boa parte do seu dia você é cliente de outras empresas/pessoas. Como você gostaria de ser tratado? Então, tenha empatia.
  • A venda nada mais é que a resolução de um problema, não crie outro. E se criar, resolva.
  • Lembre-se, 1 cliente insatisfeito = 10 satisfeito.

Cabeça de dono

  • Toma decisões pensando no longo prazo do ecossistema como um todo e em todos os integrantes da cadeia (ganha-ganha).
  • Faz mais com menos.
  • Sobe a barra. Encara as dificuldades como oportunidades. Tem alto nível de exigência para si e para os demais.
  • Pratica e valoriza meritocracia, na qual a entrega diferenciada é reconhecida e recompensada.
  • Feito é melhor que perfeito
  • Reconhecemos nosso time com base na entrega. Sem vieses.
  • Olho no olho: Constantemente dá e procura receber feedbacks construtivos com clareza e honestidade

Simplicidade e Inovação

  • O simples resolve.
  • Ser ousado e criativo. Desafia premissas existentes, propõe novas abordagens e não tem medo de errar.
  • Estimula e exerce autonomia com responsabilidade.
  • Está sempre aprendendo. Executa rápido como um clique, testa e redireciona.
  • Brainstorming é sempre bem-vindo, das ideias bobas surgem grandes soluções.
  • Pense fora da caixa.

Código de Conduta da PetMe-Up

  1. Os inegociáveis
  2. Carta
  3. Missão, visão e valores
  4. Abrangência
  5. Disposições gerais e divulgação
  6. Políticas e práticas
  7. Respeito às pessoas
  8. Imagem institucional
  9. Redes sociais
  10. Responsabilidades dos colaboradores
  11. Responsabilidade dos colaboradores frente aos clientes e consumidores
  12. Responsabilidade dos colaboradores frente aos fornecedores
  13. Responsabilidade dos colaboradores frente ao poder público
  14. Administração e aplicação do código de conduta e ética
  15. Disposições gerais e divulgação
  16. Vigência

 

Abrangência Esse documento contempla diretrizes de conduta baseadas na observância das leis vigentes e em padrões éticos e morais que servirão de referencial para o comportamento de todos os atores da PetMe-Up, no exercício de suas funções (seja você sócio-fundador, investidor ou colaborador), e servir de referência para nossos parceiros e prestadores de serviço.

  1. Assegurar o cumprimento deste Código; II. O Código de Ética e Conduta se aplica a todos os sócios, colaboradores, acionistas e, também, aos parceiros da PetMe-Up, em todas as situações que se relacionarem e/ou representarem a empresa;

III. Para novos colaboradores, o Termo de Aceite e de Compromisso de Confidencialidade e Sigilo deve ser assinado no momento de admissão e renovado quando necessário; IV. Para todos os colaboradores serão realizados treinamentos periódicos a respeito dos dispositivos deste Código de Ética e Conduta; V. Promover a ampla divulgação do Código e suas atualizações ao corpo funcional da Empresa, clientes, prestadores de serviços e fornecedores;

  1. Todos os colaboradores devem ler e compreender as diretrizes e as regras aqui instituídas. Após a leitura e compreensão deste documento, os colaboradores devem assinar o Termo de Compromisso de Confidencialidade e Sigilo (Anexo I).

VII. Em caso de violações ao Código, a PetMe-Up irá adotar medidas disciplinares, que podem ser desde uma advertência verbal até a demissão por justa causa, não excluindo, quando cabível, a adoção de medidas judiciais, por meio de processos civis e/ou criminais, em conformidade com a nossa Política de Consequências;

Disposições gerais e divulgação

VIII. A fim de garantir que nosso Código de Ética e Conduta esteja aderente a novas demandas sociais e a evolução dos negócios, ele é revisto anualmente.

  1. Este Código de Ética e Conduta ficará publicamente disponível no WEBSITE da Empresa no endereço https://petmeup.app.br/codigo-de-etica para consulta de colaboradores a qualquer momento.

Políticas e práticas 

Conheça nossas políticas e outros documentos complementares que orientam as boas práticas na empresa.

O papel específico dos líderes 

Os líderes da PetMe-Up devem:

  • Ser exemplo de ética, transparência, honestidade e da prática da cultura e dos valores estabelecidos pela PetMe-Up.
  • Evitar todo e qualquer tipo de polêmica ou escândalo, que possa por ventura denegrir a imagem da PetMe-Up. Ações como tal, serão levadas ao conselho onde tomaremos as medidas cabíveis.
  • Garantir que seus subordinados conheçam e apliquem os preceitos deste Código;
  • Respeitar colaboradores e terceiros

com quem tenha interação e abster-se de qualquer conduta que possa ser caracterizada como abuso de poder, assédio moral ou sexual;

  • Promover um ambiente de trabalho saudável e inclusivo e não discriminar e/ou fazer qualquer diferenciação em função de características pessoais de clientes, colaboradores ou terceiros;
  • Preservar a integridade de todas as informações com que tiver acesso, devido a sua posição, e jamais utilizá-las em benefício próprio ou de terceiros;

Tomar decisões e empregar recursos ou ativos tangíveis e intangíveis da PetMe-Up de acordo com as normas previamente estabelecidas e com os objetivos de negócio da Empresa, abstendo-se de qualquer ação em razão de afinidade ou qualquer tipo de favorecimento individual;

Valorize a diversidade, a cortesia, a imparcialidade e o respeito às pessoas pois proibimos qualquer conduta que possa afetar negativamente a dignidade de uma pessoa. Mantemos tolerância zero ao assédio e a todas as formas de discriminação e bullying por motivos como, mas não limitados a:

  1. Sexo
  2. Raça
  3. Saúde
  4. Identidade de gênero
  5. Etnia
  6. Deficiência
  7. Expressão de gênero
  8. Religião
  9. Opiniões políticas
  10. Idade
  11. Orientação sexual
  12. Nacionalidade
  13. Origem
  14. Aparência física
  15. Situação familiar

Respeito às pessoas

É papel de todos e todas promoverem um ambiente de respeito, estimulando que as pessoas possam ser quem elas quiserem. Nosso ambiente de trabalho é um diferencial competitivo e ninguém merece trabalhar em um ambiente hostil.

Imagem institucional A imagem institucional da PetMe-Up é a nossa vitrine. É o que ela representa para os usuários, parceiros, fornecedores e sociedade. Cumpra com o combinado e certifique-se de que seja feito com o mais alto padrão de qualidade. Suas atitudes constroem nossa reputação.

E nesse contexto que valorizamos a “Cabeça de dono”! Por isso antes de tomar qualquer atitude, se pergunte: Qual será a percepção das pessoas quanto a essa atitude ou comportamento? Lembre-se:

  1. Zelar pela imagem da empresa é responsabilidade de todos, dentro e fora do ambiente de trabalho. b. O uniforme fornecido pela empresa é de uso exclusivamente para as atividades relacionadas ao seu cargo e função desempenhada dentro da empresa. c. O relacionamento com a imprensa deve prezar pela confiabilidade das informações transmitidas e ter como objetivo a divulgação de fatos relevantes e a promoção da PetMe-Up de forma verídica, clara e direta. d. Se não tiver expressamente autorizado e preparado não deve prestar declarações ou dar entrevistas em nome da PetMe-Up. e. Os registros e documentos que dão sustentação às atividades da empresa sempre devem conter informações corretas, seguras, precisas e atualizadas. f. Não se deve discutir informações confidenciais em áreas públicas, como: transporte público, redes sociais, blogs pessoais e/ou corporativos ou meios de comunicação que possam gerar risco de exposição indesejada de informações. g. Publicações de cunho preconceituoso, discriminatório e ofensivo não estão alinhados com os valores da empresa.
  2. Todos devem zelar pela guarda e sigilo das informações confidenciais relacionadas a PetMe-Up.
  3. O uso de informações classificadas como confidenciais deve ser exclusivamente para fins profissionais, sendo proibido utilizá-las em benefício próprio ou de terceiros com a finalidade diversa daquela para a qual a informação foi divulgada/recebida.

Uso das redes sociais

 Utilizamos nossas redes sociais como catalisador da conscientização do bem- estar animal, assim como para fortalecer nossa marca e turbinar as vendas dos nossos parceiros, sempre com bom senso e integridade.

Portanto, segue alguns princípios abaixo:

  1. Todo o conteúdo publicado deve ser previamente “autorizado” pelo conselho de Marketing.
  2. Sabemos que qualquer informação divulgada na internet pode afetar as pessoas mencionadas, nossa imagem e a reputação da PetMe-Up, por isso redobramos o cuidado ao falar da empresa em nossas publicações;
  3. Agimos de forma responsável ao divulgar informações, declarações ou opiniões em mídias sociais. Não comentamos ou discutimos polêmicas sobre atividades da PetMe-Up ou concorrentes, publicadas por terceiros ou pelo público em geral;
  4. Quando a mídia nos aciona, não damos nenhum tipo de declaração em nome da PetMe-Up, a menos que instruídos pelo nosso time de Relações Públicas. Caso você se veja nessa situação, direcione para o seu líder ou responsável pelas Relações Públicas.
  5. Se formos convidados(as) para dar algum tipo de palestra, seminário ou treinamento em nome da PetMe-Up, compartilhamos as informações do evento com nosso time de Relações Públicas e checamos quais fatos podem ou não ser divulgados na ocasião, bem como somos preparados para temas sensíveis.

Responsabilidades dos colaboradores

Investir e promover nossa cultura nos fortalece. Entender que estamos “em unidade” uma vez que os ingredientes de um bolo são misturados, qualquer predominância para um ingrediente pode alterar toda a harmonia daquele bolo, embora tenhamos diferentes funções, todas elas cooperam entre si, é preciso ser transparente e honesto para com todos, são virtudes que valorizamos. Para isso, todos os colaboradores devem:

  1. Estar atentos a situações que configurem um conflito de interesse, real ou potencial, e que possam interferir na capacidade de se manter isento e tomar decisões imparciais em relação a PetMe-Up;
  2. Não se utilizar de seu cargo, do acesso a informações privilegiadas ou do nome da empresa, dentro e fora do ambiente de trabalho, para obter benefícios pessoais ou vantagens de qualquer natureza para si ou para terceiros.
  3. Não desenvolver atividades paralelas, remuneradas ou não, que sejam concorrentes ou incompatíveis com os negócios da PetMe-Up ou que causem desgaste físico ou emocional que prejudique sua conduta ou desempenho profissional.
  4. Respeitar os demais colaboradores, evitando qualquer conduta preconceituosa, agressiva ou que possa fazer com que qualquer colaborador se sinta agredido, humilhado, intimidado, discriminado, assediado ou excluído.
  5. Zelar pelo bom uso e pela conservação do patrimônio da empresa colocado sob sua guarda para que não ocorram perdas, danos e/ou desperdícios e não utilizar as instalações, bens (como os equipamentos) da PetMe-Up, para fins particulares, ilícitos e antiéticos.
  6. Manter-se atualizado quanto às normas legais, regulamentares e instruções relativas ao desempenho e segurança de suas atividades e também quanto às importantes regras dispostas nos manuais disponibilizados aos Colaboradores. Anexo – Manual do Colaborador.
  7. Zelar pela guarda das informações confidenciais da PetMe-Up interna e externamente.
  8. A PetMe-Up repudia qualquer forma de corrupção. Fique atento a situações que caracterizem esse tipo de comportamento. A prática desses atos está sujeita a medidas disciplinares e a sanções de acordo com a legislação vigente.
  9. Denunciar, para o seu líder ou superior de segurança (que mantém o sigilo da informação e da identidade do colaborador), quaisquer práticas contrárias à estas contidas neste Código de Ética e Conduta.
  10. É vedada a exposição, armazenamento, distribuição, edição e gravação de material de natureza pornográfica na empresa ou no contexto das relações de trabalho e de material de cunho racista em qualquer circunstância, inclusive em redes sociais privadas.

Responsabilidade dos colaboradores frente aos clientes e consumidores

Desejamos aumentar constantemente a credibilidade junto aos clientes e consumidores, por isso devemos:

  1. Buscar de todas as formas resolver o problema do cliente, independente do que seja.
  2. Tratar os clientes e consumidores com respeito, cordialidade, atenção, eficácia, proatividade e agilidade no atendimento de suas necessidades e, principalmente, com ética.
  3. Atender aos clientes e aos consumidores com imparcialidade e livre de preconceito de qualquer natureza.
  4. Zelar pelos interesses dos clientes e consumidores, ajudando a solucionar problemas e encaminhando suas solicitações e reclamações para as áreas responsáveis na empresa, com eficiência e rapidez, retornando aos mesmos sempre que necessário.
  5. Cumprir o que prometemos no prazo acordado.
  6. Resguardar a confidencialidade das informações sigilosas a ele repassadas por seus clientes e consumidores.
  7. Divulgar informações sobre nossos produtos e serviços de forma clara e verdadeira.
  8. Ser abertos a críticas e contribuições na busca permanente de melhoria de qualidade e eficiência de nossos produtos e serviços.

Responsabilidade dos colaboradores frente aos parceiros

  1. O relacionamento com parceiros deve ser baseado na ética, no respeito e na transparência.
  2. Assegurar-se de que todos os fornecedores respeitam a legislação trabalhista, não fazem uso de trabalho infantil ou escravo e prezam pela saúde e segurança de seus trabalhadores.
  3. Assegurar-se de que todos

os fornecedores atuam de acordo com os princípios expressos neste documento e de acordo com as normas aplicáveis às suas atividades.

  1. Nossos parceiros deverão ser escolhidos a partir de critérios de seleção objetivos e justos, respeitando-se as regras de defesa da concorrência. Eventuais vínculos pessoais que possam existir entre os colaboradores e parceiros devem ser evidenciados e comunicados ao Diretor Executivo da área.
  2. Manter a confidencialidade os dados do fornecedor e assegurar-se de que o mesmo mantenha confidencialidade quanto às informações da PetMe-Up.
  3. Não solicitar e/ou aceitar qualquer tipo de presentes, benefícios ou vantagens de qualquer espécie e natureza de fornecedores, como, por exemplo, brindes de qualquer valor, compensações financeiras, mercadorias, viagens de lazer, ingressos ou quaisquer outros serviços oferecidos. Caso não seja possível recusar o brinde, o mesmo deve ser informado ao seu superior para que tenha conhecimento sobre o ocorrido.
  4. Representar a empresa, firmando contratos e outros documentos somente quando lhe for conferida tal atribuição e ou tiver poderes legais de representação da empresa.
  5. Não será permitida qualquer atitude que prejudique a imagem das empresas parceiras ou que possam eventualmente afetar a reputação da PetMe-Up.

Responsabilidade dos colaboradores frente ao poder público

  1. Manter-se atualizado quanto às normas legais, regulamentares e demais instruções relevantes ao desempenho de suas atividades.
  2. Manter um bom relacionamento com os órgãos governamentais com os quais se relaciona em função das atividades, sendo cooperativo nos termos da legislação vigente e transparente, a fim de combater a corrupção, o favorecimento e a obtenção de vantagens ilegais e contra os princípios deste código e defendendo sempre os interesses legítimos da empresa.
  3. Representar a empresa perante o Poder Público somente quando lhe for conferida tal atribuição, sempre respeitando os documentos de constituição e representação da empresa.
  4. Abster-se de práticas que violem as leis, normas ou regulamentos em vigor no país, bem como que contrarie os princípios de conduta expressos nesse Código.

Dúvidas fundamentadas podem ser dirigidas ao jurídico ou a superior hierárquico do colaborador.

A PetMe-Up não oferece nem promete, diretamente ou por meio de terceiros, pagamentos, presentes ou benefícios a agentes públicos, partidos políticos ou a seus membros e candidatos a cargos políticos, bem como a seus familiares ou equiparados, com o intuito de obter benefício para a empresa.

Administração e aplicação do código de conduta e ética

Esse Código de Conduta não é exaustivo e trata de assunto de extrema importância para nós. Assim, as decisões a serem tomadas quanto à sua aplicação, infração e revisão de seus termos ficarão sob a responsabilidade da Diretoria. O descumprimento deste Código implicará penalidades de acordo com a gravidade do fato, podendo ser aplicada advertência, suspensão ou rescisão contratual. Qualquer pessoa que constatar qualquer prática ou ato que sejam contrários aos estabelecidos neste Código de Conduta deverá comunicar o ocorrido ao seu gestor.

Vigência

O Código de Conduta entra em vigor a partir de sua divulgação, sem previsão para término, podendo haver alterações a qualquer tempo, conforme a necessidade. Qualquer alteração do Código será comunicada a todos os Colaboradores.

DOAÇÕES DE PRODUTOS E APOIO A PROJETOS

  1. Doações de produtos para pessoas ou instituições sociais devem estar aderentes ao nosso propósito e aos nossos valores; II. Doamos e patrocinamos apenas organizações legítimas; III. Patrocínios, em geral, deverão ter autorização da Diretoria Executiva e, ainda, deverão estar diretamente ligados aos interesses da PetMe-Up, beneficiando a comunidade e valorizando a imagem da empresa. IV. Não realizamos doações políticas.

Termo de aceite ao código e de compromisso de confidencialidade e sigilo

Eu, (Nome) ___, (Função) _, declaro que li e compreendi e me comprometo a não violar os Inegociáveis, a Seguir todas as diretrizes estabelecidas no Código de Ética e Conduta da PetMe-Up, E, ainda, assumo o compromisso: I. De proteger de riscos e ameaças todas as informações que eu tenha acesso Em razão do desempenho de minhas funções na PetMe-Up e que possam Comprometer a empresa; II. De nunca comentar com familiares, parentes, amigos ou com terceiros rotinas De trabalho, segurança, meios e formas de comunicação da empresa; III. De não compartilhar informações com terceiros e/ou de terceiros sem a devida Autorização, sejam parceiros e/ou concorrentes; IV. De não usar informações de terceiros, obtidas de forma irregular e/ou indevida No desempenho das minhas funções na PetMe-Up; V. De tratar todas as informações classificadas como confidenciais, sigilosas E essenciais/relevantes com diligência, para garantir que as mesmas se Mantenham restritas às pessoas autorizadas; VI. De nunca comentar eventuais vazamentos de informação confidencial, Essencial/relevante e/ou sigilosa, exceto se autorizado pela Diretoria ou em caso de exigência legal ou decisão judicial.

VII. De, mesmo após estar desvinculado a PetMe-Up, não utilizar para fins Particulares, nem repassar a outrem, tecnologias, marcas, metodologias e Quaisquer informações que pertençam a PetMe-Up, ainda que tenham Sido obtidas ou desenvolvidas por mim próprio e/ou sob minha orientação, Guardando total e absoluto sigilo de todos os métodos e rotinas operacionais, Bem como procedimentos comerciais e fiscais. Declaro, também, que tenho ciência que violações ao Código de Ética e Conduta e o Vazamento de informações podem constituir falta grave, sujeita a medidas disciplinares e, até mesmo, medidas judiciais, seja na esfera civil e/ou criminal, cabendo, quando for o Caso, a reparação de danos.

(Assinatura)

Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!

PetMe-UP

© 2024 - Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por @kaynancoelhoo.